Perfil organizacional
G4-3
Nome da organização
As informações apresentadas nesta publicação são referentes à Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro Ltda., conhecida como Unimed-Rio, e suas empresas controladas.
G4-4
Principais produtos, marcas e serviços
A Unimed-Rio é uma operadora de plano de saúde com atuação municipal. Possui uma rede própria de unidades assistenciais formada por um hospital de alta e média complexidade (Hospital Unimed-Rio), dois prontos atendimentos (PA Barra e PA Copacabana) e um espaço de prevenção (Espaço para Viver Melhor), além de duas parcerias no formato de joint venture, que resultaram na criação do Centro de Excelência Física e do Centro de Excelência Oncológica.
G4-5
Localização da sede da organização
A Unimed-Rio abrange os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
Veja a localização da sede da organização: Av. Armando Lombardi, 400, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
G4-6
Número de países onde a organização opera e os nomes dos países onde as suas principais operações estão localizadas ou que são especialmente relevantes para os tópicos de sustentabilidade abordados no relatório
A Unimed-Rio atua em um (1) país, o Brasil.
G4-7
Natureza da propriedade e a forma jurídica da organização
A Unimed-Rio é propriedade de seus médicos associados (cooperados), que atuam como donos e direcionadores de políticas e também como frente de trabalho. Suas decisões são tomadas em consenso durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), instância máxima de decisão da empresa, que elege entre seus pares três conselhos por meio de voto direto, secreto e igualitário. O primeiro é o Conselho de Administração, que possui cinco diretores executivos e 13 conselheiros vogais (dez efetivos e três suplentes), e é renovado a cada quatro anos. Os outros são os Conselhos Fiscal (seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com renovação anual) e Técnico (mesmo número do Fiscal, mas renovado a cada quatro anos).
Os conselhos supervisionam a performance econômico-financeira (Fiscal), organizam a empresa (Administração) e deliberam sobre aspectos médicos e éticos da Medicina (Técnico). As funções executivas são concentradas nos cargos de superintendentes, que se reportam diretamente às diretorias. A remuneração dos dirigentes é aprovada nas assembleias de cooperados, e aos diretores executivos são oferecidos alguns benefícios, comuns aos demais colaboradores.
A qualificação e as habilidades dos integrantes dos conselhos são determinadas pela aprovação ou não de seus colegas sócios, já que eles são eleitos diretamente. Para garantir que não haja conflitos de interesses e assegurar transparência, todos os cooperados possuem o direito de acompanhamento de atas de reuniões, de manifestação e de solicitar informações – o que geralmente acontece na assembleia anual.
A Unimed-Rio possui um Estatuto Social, à disposição dos sócios, que prevê as ferramentas de comunicação, obtenção de informação e prestação de contas sobre a gestão. O mesmo vale, no caso de colaboradores, com relação ao Código de Conduta, que também estabelece processos de governança e princípios de atuação da empresa. A avaliação do desempenho de diretores e conselheiros se dá diretamente pelos sócios nas assembleias gerais, pela ferramenta do voto.
G4-8
Mercados em que a organização atua (com discriminação geográfica, setores abrangidos e tipos de clientes e beneficiários)
A Unimed-Rio tem atuação nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Os clientes atendidos enquadram-se em rede três grandes grupos: clientes individuais (pessoas físicas), empresariais (PJs) e de Intercâmbio, que são, na verdade, clientes de outras Unimeds que buscam atendimento no Rio de Janeiro. Clientes da cooperativa também podem ser atendidos por Unimeds de outras regiões, pelo mesmo regime. Além da comercialização de planos de saúde e odontológicos, o Grupo também atua na assistência prestando serviços de saúde em suas unidades próprias localizadas no Rio de Janeiro.
G4-9
Porte da organização
Clique aqui e confira os principais números de 2017.
G4-10
Número total de empregados próprios, terceirizados e autônomos discriminados por contrato de trabalho, tipo de emprego, região e gênero. Relate quaisquer variações significativas no número de empregados
A Unimed-Rio fechou o ano com 3.982 colaboradores, incluindo terceirizados e temporários. Todos os nossos colaboradores residem no Rio de Janeiro, região Sudeste do Brasil.
Número total de colaboradores
Fonte: Unimed-Rio
Fonte:Unimed-Rio
Fonte:Unimed-Rio
G4-11
Percentual do total de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva
Com relação a aspectos de governança, 100% dos colaboradores do Grupo Unimed Rio são cobertos pelos acordos coletivos. As informações referentes a este documento são distribuídas pela comunicação interna e o acordo, na íntegra, está disponível para acesso na intranet. O acordo coletivo é anualmente revisado e aprovado pela Associação dos Funcionários da Unimed Rio (Assemed) e pela diretoria.
G4-12
Descreva a cadeia de fornecedores da organização
Em 2016, os gastos com fornecedores gerais totalizaram aproximadamente R$ 65 milhões. Já os gastos com fornecedores de OPME totalizaram R$ 136,9 milhões. A cadeia de fornecedores é formada por:
Fornecedores de material administrativo
Fornecedores de material institucional de comunicação
Fornecedores de material médico hospitalar para as unidades assistenciais próprias
Fornecedores de OPME (Órtese, Prótese e Material Especial)
Sobre os fornecedores de OPME
Na cadeia de valor do Grupo Unimed-Rio os fornecedores de OPME estão diretamente ligados a autorizações de procedimentos médicos, tanto as de urgência como de procedimento eletivo. Uma vez autorizado o procedimento pela Área de Regulação Médica, cabe à mesma realizar a compra do OPME devido sendo fundamental o relacionamento com os fornecedores a fim de que possamos balancear o melhor custo com o prazo de disponibilização deste material adquirido.
Somos fortemente regulados pela ANS, tendo prazos fixados em Instruções Normativas que nos exigem rapidez e precisão no relacionamento com nossos fornecedores. A Unimed-Rio procura manter acordos de serviço com diversos fornecedores a fim de facilitar o processo de Compra e realizar a manutenção da relação com estes fornecedores.
O OPME representa 3,6% dos custos médicos da cooperativa.
G4-13
Mudanças significativas ocorridas no decorrer do período coberto pelo relatório em relação a porte, estrutura, participação acionária ou cadeia de fornecedores da organização
Duas novas áreas foram criadas em 2017 na Unimed-Rio visando a melhora do negócio da cooperativa. Criada com o objetivo de conduzir novas iniciativas da Unimed-Rio, a Assessoria de Novos Negócios tem o papel de estudar, planejar e viabilizar novas oportunidades de negócio para a cooperativa. Já a Área de Compliance tem o objetivo de garantir o atendimento às regras de negócio, leis e regulamentos aplicáveis à Unimed-Rio, assim como a normas e processos internos. Compliance tem como premissa a análise dos riscos operacionais para atender às demais áreas da cooperativa no auxílio ao atendimento de conformidades legais e interpretação de leis aplicadas à empresa e zelar pelo cumprimento das normas e procedimentos internos.
Além disso, para garantir a participação ativa e a valorização dos cooperados no dia a dia da rede própria, a Unimed-Rio criou o projeto Nossa Rede, que possibilita ao médico trabalhar nas unidades próprias da cooperativa. Em 2017, 108 cooperados das especialidades cardiologia, clínica médica, ortopedia e pediatria ingressaram no programa e, desse total, 30 atuam no Hospital, 40 no Pronto Atendimento Barra e 38 no Pronto Atendimento Copacabana. No Hospital Unimed-Rio, 13 cooperados trabalham em equipes de sobreaviso de endoscopia e otorrinolaringologia. Esse programa amplia as fontes de remuneração do cooperado, ao mesmo tempo em que o aproxima da cooperativa. Também foram criados comitês de médicos cooperados para produção de protocolos técnicos.
Para reduzir os gastos, a Unimed-Rio implementou também, em 2017, um pacote de melhorias, tanto no sistema como no fluxo de autorizações de OPME. Entre as medidas destacam-se a precificação eletrônica, onde se busca automaticamente em sistema o fornecedor cadastrado com menor custo; a melhoria do controle das autorizações e dos produtos solicitados; e a integração entre todas as áreas médicas, que antes ficavam fisicamente separadas na empresa.
G4-14
Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução
Para assegurar qualidade das decisões empresariais, existem ainda departamentos de suporte e controle, como Projetos e Auditoria Interna, além de um Comitê de Gestão, formado pelos executivos de primeiro nível (superintendentes). Os próprios conselhos se reúnem no mínimo uma vez ao mês. Além disso, duas novas áreas foram criadas em 2017 na Unimed-Rio visando a melhora do negócio da cooperativa. Criada com o objetivo de conduzir novas iniciativas da Unimed-Rio, a Assessoria de Novos Negócios tem o papel de estudar, planejar e viabilizar novas oportunidades de negócio para a cooperativa. Já a Área de Compliance tem o objetivo de garantir o atendimento às regras de negócio, leis e regulamentos aplicáveis à Unimed-Rio, assim como a normas e processos internos. Compliance tem como premissa a análise dos riscos operacionais para atender às demais áreas da cooperativa no auxílio ao atendimento de conformidades legais e interpretação de leis aplicadas à empresa e zelar pelo cumprimento das normas e procedimentos internos.
Outras estruturas relevantes para o monitoramento de riscos, oportunidades e adequação são as áreas técnicas (produtos, cálculo atuarial e regulamentação), as diversas áreas comerciais, a Ouvidoria e as áreas de Atendimento, entre outras. Estas instâncias, além de reportarem à alta administração alterações de cenário e operação, exercem o que chamamos de princípio de precaução – uma análise de impactos sobre os diversos stakeholders nos casos de modificações em produtos e serviços.
G4-15
Liste as cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráter econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa
. Filiação à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje)
. Signatária do pacto empresarial Empresa Limpa
. Filiação à Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)
. Great Place to Work (GPTW)
. Lloyd’s Register (LRQA) – ISO 9001
. Organização Nacional de Acreditação (ONA)
G4-16
Liste a participação em associações (por exemplo: associações setoriais) e organizações nacionais ou internacionais
. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
. Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj)
. Sociedade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Somerj)
. Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj)
. Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (SMCRJ)
. Sistema Unimed
. Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro
. Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro
. Conselho Federal de Medicina (CFM)