46 anos de cuidado com a saúde

A história da Unimed-Rio começou em 8 de dezembro de 1971, quando 27 médicos assinaram a ata de fundação da Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares do Estado da Guanabara (Comeg), que posteriormente passou a se chamar Unimed-Rio.

Com o tempo, cada vez mais médicos aderiram àquela nova forma de trabalhar, em um modelo de cooperativa. Já nos anos 2000, a empresa precisou se adaptar ao mercado e ampliou seu negócio para se transformar em um grupo econômico. Em 2006, foi criada a Unimed-Rio Participações e Investimentos, uma holding de investimentos que divide negócios com outras instituições de saúde. Atualmente, é parceira do Centro de Excelência Oncológica e do Centro de Excelência Física, além de possuir 30% de participação do Hospital Norte D’Or, juntamente ao Grupo D’Or.

Essa empresa tem, sob sua estrutura, a Unimed-Rio Empreendimentos Médicos e Hospitalares, destinada à administração da rede própria – o Hospital Unimed-Rio, que em cinco anos já realizou mais de 40 mil internações, os prontos atendimentos da Barra da Tijuca e Copacabana, que somados fazem com que a cooperativa tenha a maior emergência privada do Rio de Janeiro, e o Espaço Para Viver Melhor, que realiza o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e promove serviços de reabilitação cardíaca e fisioterapia.

Mudança na diretoria

Em agosto de 2016, ocorreu uma mudança significativa na cooperativa. A diretoria que comandava a empresa há quase duas décadas foi destituída, dando espaço para uma série de novas ações que visavam recuperar a Unimed-Rio. Uma nova diretoria, liderada pelo atual presidente, o ortopedista Romeu Scofano, foi escolhida para comandar a cooperativa até 2020.

Vivendo uma fase marcada pela transparência, a cooperativa começou a mostrar sinais de recuperação, com o valioso apoio de cooperados e colaboradores, que demonstraram, acima de tudo, acreditar no futuro da empresa.

 

Nossos números em 2017

0 Clientes
0 Cooperados
0 Colaboradores
0,7% Participação de mercado no município do Rio de Janeiro
(Tabnet Dez/2017)

Missão

Oferecer serviços de atenção à saúde que promovam o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida.

Visão

Ser a melhor referência em soluções inovadoras de saúde.

Valores

  • Transparência
  • Participação
  • Resolutividade
  • Compromisso com a vida
  • Ética
  • Inovação

Nossos planos

A Unimed-Rio atende plano de saúde particulares e empresariais, com opções para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Os planos empresariais buscam atender a seus diversos públicos, podendo ser estaduais com coparticipação, regionais com ou sem coparticipação e nacionais sem coparticipação. Já para os clientes particulares e familiares, são oferecidas opções de planos nacionais sem coparticipação – Alfa 2, Beta 2, Delta 2 e Ômega Plus. A Unimed-Rio oferece ainda planos de saúde coletivos por adesão, que reúnem pessoas em grupos a partir da profissão ou área de atuação.

A Unimed-Rio disponibiliza planos dental individual ou empresarial, que possuem a maior rede do Brasil, com mais de 20 mil dentistas cadastrados.

Opcionais
Dois serviços opcionais são oferecidos aos nossos beneficiários:
– Transporte Aeromédico – voltado para o paciente que esteja em situação de emergência, com risco à vida, em local sem recursos para continuidade do tratamento e precisa de transporte aéreo e terrestre;
– SOS Unimed – atendimento em domicílio, voltado para pacientes em condição clínica caracterizada como de urgência ou emergência.

 

Clientes por tipo de contrato

67%
Adesão
30,6%
100%
Empresarial
37,2%
82%
Individual Familiar
31,8%
20%
Intercâmbio
0,4%

Estrutura de Governança

A Diretoria Executiva e os conselhos de Administração, Técnico e Fiscal têm papel estratégico dentro da estrutura de governança corporativa da Unimed-Rio. Durante as Assembleias Gerais Ordinárias, instância máxima de decisão da empresa, os médicos associados estipulam, a cada quatro anos, quem serão os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos de Administração e Técnico. Os membros do Conselho Fiscal são definidos anualmente.

Em linhas gerais, cabe à Diretoria Executiva supervisionar, orientar, coordenar e impulsionar todas as atividades da cooperativa. Já o Conselho de Administração é responsável pela orientação geral e superior das atividades da Unimed-Rio. O Fiscal é o órgão responsável pela supervisão e análise das demonstrações econômico-financeiras, enquanto o Técnico delibera sobre aspectos médicos e éticos da Medicina. Mensalmente são promovidas reuniões de cada conselho e, quando necessário, deliberam em reuniões extraordinárias.

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva foi instituída durante a Assembleia Geral Ordinária em 2016 e tem seu mandato até 2020.

Presidente: Antonio Romeu Scofano Júnior
Diretora Médica e Vice-Presidente: Denise de Abreu Durão
Diretora Administrativa: Katia Davy Bello
Diretor Financeiro: William Ferreira Rebouças Galvão
Diretor de Mercado: Carlos José Bichara Junior

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Principais obrigações:

– Aprova o regime interno da Unimed-Rio.
– Aprecia o Balanço Geral da cooperativa e o demonstrativo de contas de sobras e perdas.
– Aprova orçamentos, investimentos, encargos e planos de cargo e salários dos colaboradores.

Membros Vogais –  André Filipe Marcondes Vieira, Antonio Henrique Menezes Raposo de Almeida, Carlos Eduardo Marques, João Luiz Schiavini, Casimiro Villela Junqueira Filho, José Manoel Alves de Oliveira, José Paulo Grillo Cabral, Liszt Palmeira de Oliveira, Maria Auxiliadora Jeunon Sousa e Renato Bastos Pereira.

CONSELHO FISCAL

Principais obrigações:

– Fiscaliza os atos administrativos da Diretoria Executiva e verifica o cumprimento dos deveres legais e estatutários.
– Opina e dá parecer sobre contas e resultados a serem aprovados e avalia se estão de acordo com as exigências legais, entre outros itens.
– Opina sobre as propostas do Conselho de Administração, a serem submetidas à Assembleia Geral.

Membros efetivos – Alexandre Rachid de Souza, José Eduardo Zandona e Maite Trojaner Saloña Chimeno.
Membros suplentes – Conrado Cavalcanti Nogueira, Francisco José Medina Pereira Caldas e José Márcio Soares Goulart Portugal.

CONSELHO TÉCNICO

Principais obrigações:

– Assessora a Diretoria Executiva em assuntos de interesse da cooperativa.
– Emite parecer sobre propostas de admissão de cooperados, tendo em vista as normas estabelecidas pela cooperativa.

Membros Efetivos – Andréa Pereira Guimarães, Arnaldo José Noronha Filho, Cecilia Bento de Mello Richard Ferreira, David Esquenazi, Jaime Augusto Ferreira Guedes, Lidia Cristina de Oliveira Guimarães e Vinicius Gomes da Silveira
Membros Suplentes – Cláudia da Silva Lunardi e Ricardo Krapp Tavares.

NOVAS ÁREAS

Duas novas áreas foram criadas em 2017 na Unimed-Rio visando a melhora do negócio da cooperativa.

Assessoria de Novos Negócios

Criada com o objetivo de conduzir novas iniciativas da Unimed-Rio, a Assessoria tem o papel de estudar, planejar e viabilizar novas oportunidades de negócio para a cooperativa.

Compliance

A área tem o objetivo de garantir o atendimento às regras de negócio, leis e regulamentos aplicáveis à Unimed-Rio, assim como a normas e processos internos. Compliance tem como premissa a análise dos riscos operacionais para atender às demais áreas da cooperativa no auxílio ao atendimento de conformidades legais e interpretação de leis aplicadas à empresa e zelar pelo cumprimento das normas e procedimentos internos.

Novo sistema de gestão

Em 2017, teve início a implantação de um novo sistema de gestão na Unimed-Rio, batizado de Programa Ômega 3. Seu objetivo é a troca do NEO, considerado o coração de toda a operação e utilizado há mais de 10 anos pela cooperativa, por um novo software, o Top Saúde.

Sua finalidade permanecerá a mesma, mas em um sistema mais atual e muito mais seguro. Otimizar e reduzir custos, sustentar o processo de governança corporativa e aumentar a eficiência operacional são alguns benefícios, entre os quais também destacamos:

• Atualizar a Unimed-Rio de acordo com as melhores práticas do mercado
• Otimizar e reduzir custos
• Aumentar a maturidade em processos
• Sustentar o processo de governança corporativa
• Aumentar a eficiência operacional
• Garantir controles internos e auditoria permanentes

INSTITUTO UNIMED-RIO

Para estimular o desenvolvimento social e humano e gerar conhecimento para a área de saúde, a Unimed-Rio fundou em 2013 o Instituto Unimed-Rio, associação civil sem fins lucrativos ou econômicos. Em 2017, o foco se manteve na área de ensino e treinamento em saúde, onde foram realizadas 217 atividades, que contaram com 3.666 participações.

Em um modelo de parceria entre o Instituto, a Universidade Católica de Petrópolis e o Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia (IPETEC), vem sendo oferecido desde outubro o MBA “Saúde Suplementar”, que tem como objetivo a capacitação de pessoas que trabalham ou querem trabalhar na cadeia produtiva da saúde suplementar.

O Instituto firmou também um convênio de cooperação técnico-científica com a Unigranrio, onde 300 colaboradores do Hospital, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, maqueiros, fisioterapeutas e médicos do trabalho receberam treinamento BLS (Suporte Básico de Vida).

Na área de pesquisa, foram formadas comissões científicas de cooperados para elaboração de estratégias para estudo de temas de interesse da Diretoria Médica nas seguintes linhas de pesquisa:

. Síndrome metabólica x cirurgia (Cirurgia Bariátrica/Endocrinologia)
. Psicofármacos (Psiquiatria)
. Viscossuplementação (Ortopedia/Fisiatria/Reumatologia)
. Imunobiológicos (Reumatologia/Alergia/Pneumologia)
. Prevenção de refraturas (Ortopedia/Fisiatria/Endocrinologia)
. Métodos diagnóstico-terapêuticos em doença coronariana (Cardio/CM/Geriatria)

Entre os campos de atuação do Instituto, merece destaque o processo seletivo para Residência Médica, realizada no Hospital Unimed-Rio. O edital foi divulgado no fim de 2017, onde foram oferecidas quatro vagas em Clínica Médica e duas em Cardiologia. No total, 89 médicos se inscreveram, sendo 80 para Clínica Médica e nove para Cardiologia.

Também no Hospital, o Instituto ofereceu o programa de estágio em terapia intensiva para estudantes do 9° ao 11° período de Medicina, onde podem acompanhar a rotina das unidades de terapia intensiva do Hospital (UTI Cirúrgica, UTI Cardiológica e UTI Geral). Foram 200 vagas para o curso preparatório e 14 para o estágio remunerado.

O Instituto elaborou ainda protocolos institucionais de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Mão e Cirurgia do Quadril e colaborou com a produção de conteúdo do Informativo Evidências, enviado periodicamente aos cooperados.

MERCADO DE SAÚDE

0%
beneficiários em planos de assistência médica em 2017

47,3 milhões

O mercado de saúde suplementar, assim como diversos setores do Brasil, ainda vem sofrendo os impactos da crise econômica e política brasileira. Pelo terceiro ano consecutivo, houve uma redução de postos formais de trabalho, o que representou o fechamento de 20,8 mil vagas com carteira assinada em 2017, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho. Essa realidade impactou todo o mercado de saúde, principalmente os planos coletivos empresariais, que tiveram uma retração de 0,22% no ano.

Segundo levantamento divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o ano de 2017 fechou com 47,3 milhões de beneficiários de planos médico-hospitalares no país, o que constitui 24,5% da população. Esse número representa uma queda de 0,6% em comparação a 2016, com cerca de 281 mil vínculos a menos. O número de pessoas que perderam seus planos de saúde é significativamente menor que o de 2016, quando a perda total chegou a 1,4 milhão de usuários.

Os planos de saúde individuais também apresentaram retração. O índice recuou 2,15% no ano e passou de 9,3 milhões em 2016 para 9,17 milhões de beneficiários em 2017.

Embora o ano tenha terminado com o número de beneficiários em queda, vale destacar que, no último trimestre de 2017, houve um aumento de 0,2% no total de beneficiários, o que significou cerca de 91 mil vínculos a mais entre setembro e dezembro de 2017.

Série Histórica de beneficiários de Plano de Saúde

Fonte: ANS

Beneficiários de planos médico-hospitalares (JAN a DEZ/2017)

Fonte: ANS

Beneficiários de planos médico-hospitalares por tipo de contratação (DEZ/2017)

Fonte: ANS

Em Dezembro de 2017, 9,1 milhões (20%) dos beneficiários de planos médico-hospitalares possuíam planos individuais e 38 milhões (80%) de beneficiários possuíam plano coletivo. Desse total, 31,5 milhões integravam planos tipo coletivo empresarial e 6,4 milhões do tipo coletivo por adesão.

VCMH e IPCA

em porcentagem

Medido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), o VCMH – Variação de Custos Médico Hospitalares – expressa a variação do custo das operadoras de planos de saúde com internações, consultas, terapias e exames e considera a frequência com que um serviço é utilizado. O índice registrou alta de 20,4% nos 12 meses encerrados em dezembro de 2016 e se manteve superior à variação da inflação geral (IPCA) que foi de 6,3% para o mesmo período. De acordo com o IESS, as internações são o principal componente da alta do VCMH, que representou 61% das despesas assistenciais que compõem o índice.

O índice referente a dezembro de 2016 foi divulgado em setembro de 2017 pelo IESS.

Fonte: IESS