A participação ativa dos cooperados em 2017 foi fundamental para a retomada da Unimed-Rio. Fechamos esse ano com 4.720 cooperados, que representou a redução de 9%, comparando a 2016. Essa redução se deu, prioritariamente, por conta da higienização da nossa base de médicos, que gerou a exclusão de 362 cooperados por inatividade há mais de 12 meses. A ação, prevista no Estatuto Social da Unimed-Rio, possibilita manter nossos esforços nos cooperados que produzem sem impactar o cliente, já que os médicos excluídos não atendiam nossos beneficiários há mais de um ano.

Além desses, também deixaram a cooperativa 15 cooperados por óbito, 28 por motivos particulares, três por problemas de saúde e 29 por benefício em vida (BPF – Benefício de Proteção Familiar).

Uma média de 193 mil clientes utilizaram, por mês, os serviços médicos, proporcionando a destinação de R$ 485 milhões mensais apenas para o pagamento da produção médica. Isso significa dizer que 10,7% dos custos médicos da cooperativa foram direcionados para o sócio em 2017.

Como forma de beneficiar seus cooperados, a Unimed-Rio ofereceu um plano de saúde exclusivo de adesão voluntária, extensivo à família. Em 2017, duas campanhas reforçaram as vantagens para que os cooperados se tornassem clientes Unimed-Rio. Na primeira, foi oferecida uma tabela diferenciada com desconto de até 70% em relação ao plano pessoa física. No último ano, quase 50% dos cooperados já eram clientes Unimed-Rio, cerca de 2.310 médicos. Para os cooperados que possuem empresa, foi oferecido desconto de 10% em relação à tabela de Pessoa Jurídica nos planos para seus empregados.

Assembleias Gerais Ordinárias

Em 2017, foram realizadas três Assembleias Gerais Ordinárias (AGO). A primeira delas, da Unimed-Rio Participações e Investimentos S/A, aconteceu em janeiro com o objetivo de tratar da destituição da antiga diretoria e conselhos, verificar as contas e demonstrativos financeiros aprovados pela antiga gestão após terem sido auditados e determinar a responsabilização judicial da diretoria antiga e conselheiros da Unimed-Rio.

Já em março, a maioria dos 735 cooperados que participaram da AGO, dessa vez referente à Operadora, aprovou as demonstrações econômico-financeiras de 2016 da empresa. A terceira Assembleia Geral Ordinária aconteceu em outubro e elegeu a Chapa “Opção Certa” para o mandato 2017/2018 do Conselho Fiscal da Unimed-Rio.

Perfil dos Cooperados – Idade

Perfil dos Cooperados – Gênero

Distribuição do Valor Adicionado (DVA)

Um dos indicadores globais mais relevantes de desempenho para a Unimed-Rio é a Distribuição do Valor Adicionado, DVA, que representa o volume e a distribuição de riqueza gerada pelo grupo anualmente. Em 2017, geramos um montante de R$ 796 milhões distribuídos da seguinte forma:

Atuação em unidades próprias

Para garantir a participação ativa e a valorização dos cooperados no dia a dia da rede própria, a Unimed-Rio criou o projeto Nossa Rede, que possibilita ao médico trabalhar nas unidades próprias da cooperativa. Em 2017, 108 cooperados das especialidades cardiologia, clínica médica, ortopedia e pediatria ingressaram no programa e, desse total, 30 atuam no Hospital, 40 no Pronto Atendimento Barra e 38 no Pronto Atendimento Copacabana.

No Hospital Unimed-Rio, 13 cooperados trabalham em equipes de sobreaviso de endoscopia e otorrinolaringologia. Esse programa amplia as fontes de remuneração do cooperado, ao mesmo tempo em que o aproxima da cooperativa.

Reunião de especialidades

Ao longo do ano, foram realizadas reuniões de especialidades entre cooperados e a diretoria com o objetivo de conhecer as principais demandas de cada especialidade e aproximar ainda mais o médico da gestão da cooperativa. Dermatologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, cirurgiões torácicos, obstetras, psiquiatras, reumatologistas, cirurgiões de coluna, oftalmologistas, cooperados que atuam nos PAs, entre outros, estão entre os médicos que participaram. Também foram criados comitês de médicos cooperados para produção de protocolos técnicos.

Atendimento ao Cooperado

Os médicos possuem canais de atendimento exclusivos com a Unimed-Rio. O atendimento, via telefone, WhatsApp, e-mail ou presencial, atingiu, em 2017, um total de 55,4 mil contatos. Nesse ano, a cooperativa reforçou a comunicação dirigida via e-mail e WhatsApp, ferramenta utilizada desde 2016 pela empresa. O grupo formado no aplicativo fechou o ano com 2.942 secretárias e 3.216 cooperados.

Ciclo de Estudos apresentou quatro novos módulos para secretárias

As secretárias dos nossos médicos cooperados se relacionam diretamente com a Unimed-Rio e contribuem efetivamente na comunicação com nossos clientes. Por conta disso, a cooperativa lançou em setembro de 2017 mais uma edição do Ciclo de Estudos para Secretárias. O programa de qualificação trouxe quatro módulos – Organização, Finanças Pessoais, Faturamento e Apresentação Pessoal e Automaquiagem.

No calendário 2017/2018, que vai de setembro de 2017 a maio de 2018, acontecem cinco turmas de cada módulo, totalizando 20 turmas. A novidade para esse ciclo é que foram inseridas turmas intensivas aos sábados, com conteúdo dos quatro módulos compactados em 8 horas, o que permite a conclusão do ciclo em um único dia. Nos nove meses, estão agendadas treze turmas intensivas.

Entre setembro e dezembro de 2017 foram realizadas oito turmas – duas de cada módulo – e sete turmas do curso intensivo. Foram 830 inscritos, 501 presentes e 331 formados.