G4-PR3
Tipo de informações sobre produtos e serviços exigido pelos procedimentos da organização referente a informações e rotulagem de produtos e serviços e percentual de categorias significativas sujeitas a essas exigências
100% dos produtos atualmente disponíveis obedecem à Lei 9656/98, que regulamenta os planos de saúde. Os contratos assistenciais da Unimed-Rio estão em conformidade com as leis que regem o mercado de saúde suplementar e regulamentos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, Código Civil e Código de Defesa do Consumidor.
G4-PR4
Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos e serviços discriminado por tipo de resultados
Todos os produtos atualmente disponíveis obedecem à Lei 9656/98, que regulamenta os planos de saúde, foram aprovados pela ANS e atendem às exigências do Código de Defesa do Consumidor. Durante o ano de 2017, não houve registro de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos à rotulagem de produtos e serviços.
G4-PR5
Resultados de pesquisas de satisfação do cliente
Em 2017, a cooperativa recebeu um total de 3.368 NIPs, o que representa uma diminuição da ordem de 50% em relação a 2016. Esse número é bastante significativo, mesmo considerando a redução da nossa carteira de clientes. Isso fica evidente ao avaliar o cálculo realizado pela ANS com base no número de NIPs dividido pelo número de vidas do plano de saúde. Em dezembro de 2016, a taxa ficou em 4,41%, enquanto que em dezembro de 2017 chegou a 2,71%.
A cooperativa terminou o ano em 3º lugar no Índice Geral de Reclamações (IGR) da ANS, que apresenta o desempenho das operadoras com base no volume de reclamações feitas à agência por seus beneficiários. Em 2016, a operadora ocupava o topo da relação.
Além deste indicadores de mercado que monitoram os índices de reclamação dos cliente, realizamos mensalmente pesquisas de satisfação com o atendimento de nossas unidades próprias, entre outras.
Média anual
PA Barra
Satisfação geral: 87%
PA Copacabana
Satisfação geral: 84%
PA Hospital
Satisfação geral: 77%
Hospital Internação
Satisfação geral: 95%
EPVM
Satisfação geral: 93%
G4-PR8
Número total de queixas e reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes
Não houve registro destes casos nos canais formais do Grupo Unimed-Rio nos últimos 3 anos, incluindo 2017.
G4-PR9
Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos a fornecimento e uso de produtos e serviços
Em 2017, a Unimed-Rio recebeu multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento de seus produtos e serviços, o que somou o valor de aproximadamente R$ 34 milhões.