HOSPITAL

UNIMED-RIO

Em dezembro de 2017, o Hospital Unimed-Rio completou cinco anos desde a sua inauguração e nesse período já realizou mais de 40 mil internações. Voltado para o atendimento de média e alta complexidades, o hospital, localizado na Barra da Tijuca, possui 220 leitos em uma área total de 30mil m², 10 salas cirúrgicas e uma híbrida e 1.845 colaboradores, sendo 30 jovens aprendizes e 19 estagiários.

No último ano, foram realizados 9,6 mil procedimentos cirúrgicos. No total, foram quase 11 mil internações, que renderam uma taxa de ocupação de 75%. A satisfação geral dos pacientes e acompanhantes atingiu 95% em 2017, chegando a 99% no mês de maio, o que reforça a qualidade dos nossos atendimentos. Já no pronto atendimento situado dentro do hospital, foram contabilizados quase 27 mil atendimentos. Esse número gerou uma satisfação de 85,2% entre os pacientes.

201520162017
Total de Admissões18.09622.25522.854
Total de Internações9.06212.07010.770
Total de Procedimentos Cirúrgicos8.82711.9529.628
Total de Exames Externos57.78965.50480.618
em valores absolutos

Hospital Unimed-Rio – Internação

0%
Satisfação Geral

95%

Hospital Unimed-Rio – Pronto Atendimento

0%
Satisfação Geral

83%

Certificado da ONA

Em janeiro de 2017, o Hospital Unimed-Rio recebeu o título de Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão que desenvolve um dos mais importantes e abrangentes processos de avaliação e certificação dos serviços de saúde de todo o país. Válida por dois anos, a acreditação confirma que, além de atender aos critérios de segurança, o Hospital apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Para se conseguir a acreditação, são levados em consideração tópicos como: liderança e administração; organização profissional; atenção ao paciente e infraestrutura. A unidade aderiu ao processo de Acreditação Hospitalar no intuito de aprimorar os procedimentos assistenciais e administrativos, visando a um atendimento de excelência aos seus pacientes.

Certificado de Distinção no Tratamento da Sepse

O Hospital Unimed-Rio recebeu, em outubro de 2017, a certificação de Distinção na Identificação e Tratamento da Sepse, que reconhece as instituições de saúde que demonstram excelência clínica e notável compromisso com o tratamento da sepse, mais conhecida como infecção generalizada, apresentando regularmente resultados adequados, em termos de desfecho clínico.

A implementação do protocolo de sepse foi iniciada na Unidade com o objetivo de tornar ainda mais forte a segurança e o cuidado ao paciente. O programa consiste em padrões de excelência para atendimento a pacientes com sepse, indicadores e protocolos obrigatórios, baseados nas recomendações da Campanha de Sobrevivência à Sepse.

Novos exames

Desde dezembro de 2017, o Hospital Unimed-Rio, em parceria com o laboratório Neopath, oferece, de forma integral, os exames de patologia cirúrgica em suas dependências. Os serviços abrangem exames de congelação, também conhecidos como peroperatórios, muito úteis em cirurgias e procedimentos de radiologia intervencionista. Os demais serviços de patologia, como exames histopatológicos, citopatológicos e imuno-histoquímicos, também foram disponibilizados aos profissionais médicos e pacientes do hospital.

O Hospital também oferece exames de biópsia de mama às clientes Unimed-Rio, que complementa os serviços voltados para a mulher já oferecidos na unidade, como mamografia, ultrassonografia e ressonância de mama. Os beneficiários também passaram a realizar exames de endoscopia digestiva e colonoscopia no Hospital, com equipamentos de última geração.

Além disso, os clientes Unimed-Rio dos planos Alfa e Beta passaram a ter à sua disposição, em 2017, os procedimentos de cateterismo cardíaco e angioplastia no Hospital, antes exclusivos às redes Delta e Ômega.

Prédio une conceitos de sustentabilidade

A construção do Hospital Unimed-Rio, concluída em 2013, cumpriu as exigências do selo internacional LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), que avalia o uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos da edificação; espaço sustentável; inovação e tecnologia e atendimento a necessidades locais.

A preocupação com o meio ambiente perdura até hoje. Entre as ações sustentáveis, destaca-se o reúso de água da chuva. O hospital possui três cisternas, que totalizam uma capacidade de armazenamento de 217 m³ de água de chuva, reaproveitada para irrigação dos jardins e lavagem da área externa.

O hospital possui ainda, desde a sua inauguração, um sistema de automatização de ar condicionado, que permite o controle da temperatura de toda a unidade de acordo com a necessidade de cada ambiente, levando em consideração a utilização do espaço e a temperatura externa. Isso proporciona o uso consciente de energia, além de garantir o conforto térmico aos pacientes.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos, implantado no hospital desde a sua fundação, é responsável pela separação e descarte dos quatro tipos de resíduos – comum, infectante ou lixo hospitalar, químico e radioativo (gerado a partir da medicina nuclear).

Para atender à legislação vigente, os resíduos são recolhidos e descartados de forma distinta, sem que haja contato entre seus diferentes tipos. Após o recolhimento, os resíduos são acumulados em contêineres totalmente separados em um abrigo temporário no hospital até que sejam recolhidos em diferentes horários para que cada um seja processado da forma correta.

O resíduo radioativo, por exemplo, passa por um processo de decantação e se torna similar ao resíduo hospitalar. Ambos são descartados apenas após passarem por um processo de incineração para que não agridam o meio ambiente.