A Unimed-Rio fechou 2017 com 185,5 mil novos beneficiários. Isso foi resultado de ações voltadas para atrair potenciais clientes e melhorar nossa comunicação direta com a força de venda através de novos canais. Ao longo do ano produzimos um material de vendas mais completo, com todas as informações necessárias para o cliente conhecer nossos produtos, e lançamos uma campanha publicitária forte, convidando nossos antigos clientes a regressarem para a Unimed-Rio e instigando novos clientes a conhecerem nossa atuação.
Comunicação com o Corretor
Em abril, a Unimed-Rio passou a se comunicar de forma mais direta e ágil com a força de vendas através de um canal exclusivo no WhatsApp. Em dezembro, haviam 1.030 corretores cadastrados. Ao longo do ano, foram enviadas 7.846 mensagens e recebidas 12.393. Entre os assuntos mais abordados, se destacaram: informações sobre novos contratos, marca ótica, envio de material de vendas e 2ª via do boleto. Além disso, mensalmente foram enviados e-mails com informações sobre a Unimed-Rio relevantes para o processo de vendas.
Outra mudança importante foi a disponibilização do novo Material de Vendas, totalmente reformulado, com o objetivo de agrupar em um único local todas as informações referentes aos planos da Unimed-Rio e criar argumentos de venda para apoiar as equipes comerciais.
O material contempla a tabela de preços; rede credenciada, segmentada por plano; informações extras sobre os planos de coparticipação; condições promocionais vigentes; vantagens do plano; distribuição dos consultórios pelo município do Rio de Janeiro; e Unimed Dental. O documento traz ainda a documentação necessária para finalização da venda.
Ao longo do ano, também foram realizados encontros com corretores, supervisores e grandes concessionárias para apresentar as principais mudanças da Unimed-Rio, com o intuito de estreitar relacionamento e aproximar a cooperativa da nossa força de vendas.
Campanha publicitária estimula retorno de clientes
Entre os meses de julho e dezembro, a Unimed-Rio convidou seus antigos clientes a voltarem para “casa”. A campanha, que tinha como objetivos principais ampliar o alcance e visibilidade da marca e aumentar a base de clientes, gerou um total de 50 mil contatos em seis meses nos diversos canais divulgados nas peças e na central de vendas.
Segundo a Agência de Publicidade Binder, que desenvolveu a campanha em parceria com a área de Comunicação e Marketing da cooperativa, a estimativa é que 4 milhões de pessoas tenham sido impactadas pela campanha, que equivale a mais de 70% de habitantes da cidade do Rio de Janeiro. Nos seis meses que a campanha esteve no ar, 119 mil pessoas se tornaram clientes da Unimed-Rio, um aumento de 82% em relação ao primeiro semestre de 2017.
A campanha publicitária teve foco em mídias de baixo investimento, como mídia impressa, rádio, mobiliário urbano (aeroporto, estações de metrô, banca de jornal, entre outros) e meios digitais, como o site da campanha venhaparaunimedrio.com.br e Facebook.
Unimed-Rio nas redes sociais
Em 2017, a cooperativa publicou cerca de 200 postagens no Facebook para os seus 79 mil seguidores. Além de ser um canal de comunicação direto com seus clientes, a rede social funciona também como um canal de atendimento.
Duas campanhas foram realizadas através do Facebook em 2017. No mês das mães, a Unimed-Rio, em parceria com Associação Saúde Criança, convidou seus seguidores a doarem leite para crianças com poucos recursos. A cada lata de leite doada no site da campanha, a cooperativa também dava uma lata. No fim da campanha, o volume total chegou a 156 kg de leite em pó.
Em dezembro, a cada compartilhamento de uma postagem sobre a campanha Natal sem Fome da ONG Ação da Cidadania, a Unimed-Rio doava para a ação o valor equivalente a um prato de comida. No fim da campanha, foram doados 15 mil pratos de comida.
Entre julho e dezembro, a Unimed-Rio publicou a websérie “O que o EPVM faz por você”, onde apresentou em quatro episódios como é o trabalho realizado no Espaço Para Viver Melhor. Histórias de pacientes que conseguiram melhorar sua qualidade de vida com tratamentos de reabilitação postural e reabilitação cardíaca integram o primeiro e segundo episódios da websérie, respectivamente. No terceiro episódio, as histórias retratam pacientes que puderam contar com a ajuda do EPVM no tratamento do câncer. A websérie encerra com participantes do programa Coaching Saudável, voltado para pacientes obesos.
A Unimed-Rio aderiu ao outubro rosa e novembro azul, com campanhas contra o câncer de mama e de próstata. Além da campanha contra o câncer de mama, o mês de outubro apresentou uma homenagem ao Dia das Crianças realizada pelos pediatras e enfermeiros dos prontos atendimentos, que se vestiram de super-heróis durante o atendimento.
Outra campanha de destaque em 2017 foi “É mesmo uma emergência?”, que teve como objetivo ajudar nossos clientes a entender melhor em quais casos ele deve procurar um pronto atendimento ou deve ir ao consultório médico.
Em 2017, a Unimed-Rio começou a fazer transmissões ao vivo (live) de entrevistas com especialistas no Facebook. Na primeira live, que aconteceu em janeiro de 2017, convidamos o Dr. André Marcondes, médico cooperado da Unimed-Rio e chefe da Sétima Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, para esclarecer as principais dúvidas que nossos seguidores tinham sobre a chikungunya, a grande ameaça do verão daquele ano. Ao longo do ano, tivemos mais quatro transmissões ao vivo que abordaram temas relacionados à alergia, saúde bucal, cuidados com a pele e câncer de mama. Com essa iniciativa, a marca Unimed-Rio alcançou 458 mil pessoas no Facebook.
A cooperativa também está presente no Youtube e no Linkedin, voltada para relacionamentos profissionais. No youtube, que tem 2,3 mil inscritos, o canal apresentou 28 vídeos em 2017. Já o Linkedin, que tem cerca de 16 mil seguidores, apresentou 12 postagens no último ano.