Profissionais engajados e capacitados, capazes de vestir a camisa da empresa. Esse é o perfil dos colaboradores da Unimed-Rio. Após um período de mudanças, o Grupo Unimed-Rio fechou o ano de 2017 com 3.982 colaboradores (incluindo terceirizados e temporários), número similar ao de 2016 (3.988). Dos 3.982, 1.470 colaboradores são da Operadora, sendo 415 somente no Contact Center, e 2.512 de Empreendimentos (unidades próprias). No ano, foram registradas 23 horas de treinamento por colaborador, um total de 15 horas a mais do que em 2016.
Nova forma de comunicar
Esse ano, a cooperativa apresentou uma nova forma de comunicação interna. A antiga intranet, que seguia o modelo convencional, foi substituída pelo Workplace, plataforma do Facebook para comunicação corporativa. Similar à página das redes sociais, cada colaborador passou a ter autonomia para criar conteúdo, publicar vídeos e fotos pertinentes ao ambiente de trabalho. O modelo permite, além da troca de informações entre os colaboradores e áreas, a criação de um verdadeiro espaço de trabalho online, onde é possível a formação de grupos com finalidades específicas.
Essa foi a primeira etapa, chamada Colaboração, do projeto de comunicação interna da Unimed-Rio. A próxima fase, que será implantada em 2018, é a Gestão do Conhecimento, que visa criar um ambiente digital propício para organizar as informações de negócio, de atendimento e assistenciais, de maneira que elas possam ser encontradas de forma fácil, simples e ágil. Já a última etapa, definida como Produtividade, busca transformar processos internos em fluxos digitais, fazendo com que a intranet seja percebida como uma ferramenta efetiva de trabalho.
Colaboradores em números
57%
Colaboradores por Gênero
Colaboradores por Faixa Etária
em valores absolutos
Colaboradores por Categoria Funcional
Colaboradores por Raça
Turn over
em percentual
O turn over, ou taxa de rotatividade, da Unimed-Rio apresentou em 2017 o menor índice desde 2015. Vale lembrar que o turn over avalia as entradas e as saídas de colaboradores, e não somente as saídas.
Rotatividade | 2015 | 2016 | 2017 |
---|---|---|---|
Unimed-Rio | 24,89 | 25,4 | 23,4 |
Unimed-Rio Empreendimentos Hospitalares | 42,21 | 33,3 | 29,94 |
Grupo Unimed-Rio | 33,6 | 28,35 | 25,85 |
Unimed-Rio é a sexta melhor empresa para trabalhar do Rio de Janeiro
O trabalho de recursos humanos foi coroado em 2017 com a conquista da sexta posição entre as melhores empresas para trabalhar do Rio de Janeiro. A cooperativa ganhou duas posições, se comparar com o resultado de 2016.
A seleção é realizada pelo Instituto Great Place to Work através de uma pesquisa enviada para os colaboradores das empresas candidatas. Na Unimed-Rio, a pesquisa foi respondida por 89% dos colaboradores que a receberam, número bastante significativo. Essa pesquisa avalia o índice de confiança em relação ao ambiente de trabalho e às melhores práticas de gestão de pessoas das organizações.
Remuneração
A Unimed-Rio utiliza os critérios definidos pela consultoria Hay Group, referência internacional no âmbito de gestão de pessoas, como base para sua política de cargos e salários para todos os seus níveis hierárquicos. No total, o Grupo Unimed-Rio, que contempla Operadora e Empreendimentos, desembolsou, em 2017, R$ 283 milhões para pagamento de salários e encargos, frente a R$ 285 milhões gastos em 2016.
Esse ano o valor referente à equipe assistencial foi incorporado ao cálculo, diferente de 2016, quando foi considerado somente o valor da Operadora. Nas Demonstrações Financeiras de 2017, o valor da despesa com pessoal, que considera somente a Operadora, é de R$ 122,5 milhões, frente aos R$ 133,5 milhões em 2016.
Movimentação de colaboradores
Em 2017, o Grupo Unimed-Rio realizou 1.026 admissões e 999 demissões, enquanto que em 2016 foram 1.122 admissões e 1.228 demissões. Na Operadora, foram 265 admissões e 352 demissões, enquanto que na Empreendimentos (unidades próprias), 761 admissões e 647 demissões. Nesses valores não estão contemplados os terceirizados e temporários.
No último ano, o formato de entrevistas de desligamento foi reformulado para trazer objetividade ao processo. Foram realizadas, em média, 70 entrevistas de desligamento por mês.
A Unimed-Rio fechou o ano com 118 colaboradores com deficiência. Esse número é superior ao estipulado por lei, que define que uma empresa com mais de 1 mil colaboradores precisa ter em seu quadro 5% de pessoas com deficiência. Foram contratados ainda 38 estagiários e 91 jovens aprendizes durante 2017.
Gestão de Desempenho
O processo de Gestão de Desempenho utiliza a mesma metodologia desde 2011 e prevê o estabelecimento de critérios que auxiliam o colaborador a entender o que a empresa espera em relação às suas contribuições, responsabilidades e entregas. Em 2017, 94,6% dos colaboradores do Grupo Unimed-Rio participaram do processo de avaliação de desempenho.
O ciclo começa com um processo de autoavaliação do colaborador, e a avaliação do gestor. Junto de seu gestor imediato, são definidas metas para o ano.
Em 2017 foram inseridas duas reuniões de feedback formais. A reunião de Visão para o Futuro é o primeiro encontro formal entre o gestor e colaborador e deve ser estabelecida em três pilares de ações: o presente, o futuro e a positividade, focados em maximizar as potencialidades dos colaboradores para o atingimento das metas. Depois de alguns meses é realizada uma revisão da avaliação de desempenho e metas, para se encerrar o ciclo com uma reunião final de feedback.
Desenvolvimento do capital humano
Com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e organizacional através de ações que contribuam para o alcance das estratégias do negócio, foi oferecido treinamento em quatro dimensões de educação corporativa – Liderança, Desenvolvendo o Futuro, Alicerce do Presidente e Jeito de Ser Unimed.
A liderança foi contemplada com quatro cursos voltados para o aperfeiçoamento de sua gestão. Foram eles:
• Coaching de Pares: curso com a participação de todo o corpo gerencial, onde foram exploradas as principais ferramentas de coaching. A partir de um teste para que as ferramentas fossem aplicadas entre os líderes, o curso visava colaborar com o processo de mapeamento de perfis, desenvolvimento das equipes e processo de feedback.
• Hotelaria – O Líder que eu quero ser: voltado para a equipe de Supervisoras da Hotelaria do Hospital Unimed-Rio.
• Oficina de Gestão: com o objetivo de proporcionar conhecimento de métodos e técnicas para melhoria nas performances das lideranças no que tange às melhores práticas.
• Encontro de Liderança: apresentação de novos projetos corporativos com apoio do RH.
Dentro da dimensão Jeito de Ser Unimed, dois programas são oferecidos para beneficiar os novos colaboradores:
Tem como objetivo receber os novos colaboradores com informações que facilitem sua adaptação à empresa.
Busca capacitar os agentes de integração, que são os colaboradores de cada área responsáveis por fornecerem orientações fundamentais e melhor acolhimento aos novos colaboradores na Unimed-Rio. Em 2017, o programa teve como tema Juntos somos +, somos Unimed-Rio. Os colaboradores receberam o desafio de disseminar os conhecimentos compartilhados nos encontros e as ações de desenvolvimento que aconteceram ao longo do ano, além de apoiar seus gestores com ações de integração que promovam um ótimo clima em suas equipes.
Demais cursos oferecidos para os colaboradores em 2017
Voluntariado
Em 2017, os colaboradores participaram de quatro ações voluntárias organizadas pela Unimed-Rio
Foram realizadas, em parceria com o Hemorio, duas ações de coleta de sangue dentro da Sede Barra. Em julho, 69 colaboradores participaram da campanha e em novembro o número chegou a 74, totalizando 143 bolsas de sangue. A Unimed-Rio é uma das empresas que mais contribuem com a coleta externa de sangue do Hemorio.
Para comemorar o mês das mães, a Unimed-Rio promoveu a campanha de doação de leite em pó para a Associação Saúde Criança, em Botafogo. No total, foram arrecadados 133 kg de leite em pó.
Desde 2006, os colaboradores da Unimed-Rio promovem a campanha Padrinho Natalino, voltada para arrecadar brinquedos, roupas e livros para crianças atendidas por duas instituições parceiras – Associação Saúde Criança, em Botafogo, e Creche São José, na Cidade de Deus. Em 2017, 340 colaboradores se envolveram e conseguiram arrecadar presentes para todas as 386 crianças atendidas pelas instituições. Os colaboradores do Contact Center tiveram uma participação fundamental, ao arrecadar 148 brinquedos e 20 kits (roupa, livro e brinquedo) em uma gincana promovida internamente. Para a Associação Saúde Criança, foram doados 281 brinquedos. Em uma ação realizada pela Unimed-Rio em 18 de dezembro, no Hospital da Lagoa, as crianças da associação que estavam internadas ou em tratamento também receberam presentes extras. Já as 105 crianças da Creche São José receberam os kits e a instituição recebeu ainda mais cinco kits extras.
Os colaboradores foram convidados a participar da campanha Natal sem Fome da ONG Ação da Cidadania, realizada no Facebook da cooperativa. A Unimed-Rio doou o valor equivalente a um prato de comida por cada compartilhamento da postagem.